Voltar

Voltar

Permuta imobiliária – vantagens para o incorporador

Nos últimos tempos tornou-se comum a prática de permuta no meio imobiliário, essa negociação consiste basicamente na troca de bens com valores equivalentes, sem haver pagamento em dinheiro.   Permuta com Torna   A Permuta com Torna, onde um dos bens é mais caro que o outro e o permutante paga essa diferença em dinheiro, […]

Nos últimos tempos tornou-se comum a prática de permuta no meio imobiliário, essa negociação consiste basicamente na troca de bens com valores equivalentes, sem haver pagamento em dinheiro.

 

Permuta com Torna

 

A Permuta com Torna, onde um dos bens é mais caro que o outro e o permutante paga essa diferença em dinheiro, mas vale ressaltar que existe um limite legal para a torna nesse tipo de permuta, onde o valor de um imóvel não pode ser superior a 50% do valor do outro, caso isso aconteça não será possível se configurar como permuta, mas sim um processo de compra e venda com dação em pagamento.

 

Permuta de imóveis

 

A Permuta de imóveis traz algumas vantagens para as incorporadoras, tais como redução do custo financeiro inicial do empreendimento, a possibilidade de continuidade e de expansão em momentos de baixa liquidez, fazendo com que o investimento seja aplicado diretamente no empreendimento a ser lançado.

 

O mercado imobiliário

 

Como é sabido, o mercado imobiliário é muito volátil, então, manter um fluxo de caixa é importante para a manutenção dos negócios em tempos de baixa, o que torna a permuta bastante atrativa para evitar os custos com a aquisição de terrenos.

A permuta é uma modalidade de contrato previsto no Código Civil Brasileiro no art. 53, que tem como característica sua bilateralidade, pois gera para as partes envolvidas direitos e obrigações, as partes devem estar atentas a cada detalhe do contrato, evitando problemas futuros, pois a depender de cada caso tanto poderá ser um contrato simples ou revestido de toda a formalidade.

Entretanto, é muito importante que as incorporadoras considerem vários detalhes antes de formalizar um Contrato de Permuta, como em qualquer negócio imobiliário, devem ser tomados diversos cuidados, como, por exemplo, verificar se quem está propondo a permuta é realmente o proprietário do imóvel; se o imóvel está regular, se naquela área é possível construir, observar se o imóvel não tem dívidas, se existem leis ambientais que inviabilizem a futura obra, entre outros impeditivos.

 

Vantagens

 

Desde que cumpridas todas as formalidades legais, que seja elaborado um contrato com a segurança jurídica necessária, a permuta é um excelente negócio, sendo bastante seguro e que traz grandes vantagens para todos os envolvidos.

 

Tags: , ,

Como podemos te ajudar?

Seja você cliente do Lacerda Santana Advogados ou não, estamos sempre à disposição para lhe dar o suporte necessário em qualquer ocasião, com o atendimento de qualidade que você merece.